Estudantes do 4º Ano aprendem sobre compostagem

Na última semana, os estudantes das turmas de 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Carmo de Viçosa visitaram o Jardim da Ciência para aprender um pouco mais sobre fungos, bactérias, decomposição e compostagem.

Em aulas anteriores, os estudantes aprenderam sobre os fungos, as bactérias e a decomposição da matéria orgânica. Para fixar o conteúdo, eles fizeram experiências sobre o tema em casa e trouxeram para compartilhar com os amigos nesse encontro.

Orientados pelas educadoras Adriana e Carina, os alunos puderam ver como funciona o processo de compostagem, onde a matéria orgânica de restos de alimentos e plantas é decomposta e transformada em adubo para as plantas. Confira o relato de dois estudantes sobre essa experiência:

            “Na aula de Ciências, a professora Adriana nos mostrou alguns fungos, como o cogumelo. Ela também mostrou o que acontece com o pão quando mofa. Pegou folhas secas e nos mostrou como funciona o processo de decomposição.

            Agora vamos ter que esperar para vermos se sobrou alguma coisa. No processo da decomposição, ela colocou o bagaço da laranja, metade de uma banana, metade de uma goiaba e molhou bem. Agora é só aguardar a ação dos fungos e bactérias e na matéria orgânica”.

Mariana Cruz – 4º Ano B

 

“Essa foi uma aula muito legal, porque estudamos sobre seres vivos que nem sempre vemos, mas que estão sempre presentes na nossa vida.

Vimos um fungo que se chama orelha-de-pau. Ele, normalmente, cresce em troncos caídos e velhos. Vimos, também, os cogumelos, e a tia Adriana nos mostrou que alguns são venenosos e outros são comestíveis. Nessa aula também pudemos ver o resultado do nosso trabalho de Ciências com pães mofados. Neles havia pontos grandes e coloridos, e a tia explicou que cada cor é um tipo de fungo diferente.

Depois, nós vimos uma composteira com bastante matéria orgânica (folhas secas e novas), e a tia jogou lá restos de alimentos e ainda nos mostrou como o meio do monte de folhas estava com a temperatura mais alta. Essa aula terminou aqui, mas nós vamos esperar e voltar lá para ver o que acontecerá com os alimentos colocados na composteira”.

Arthur Moraes Fialho – 4º Ano B

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *