Estudantes debatem sobre a adolescência em trabalho literário

'}}

Nas aulas de Língua Portuguesa, os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Carmo de Viçosa, orientados pela educadora Fernanda Ribeiro, desenvolveram atividades baseadas no livro “Viver Melhor”, de Maria Tereza Maldonado.

O livro conta a história de um grupo de amigos, adolescentes, que, passando por diversas crises e descobertas comuns da idade, decidem criar um grupo para exteriorizar suas emoções, compartilhar as experiências que viviam e, também, ajudar uns aos outros a solucionar seus problemas.

A partir da leitura do livro, os estudantes, Ana Carolina Parrela, Ana Laura Freitas, Clara Milagres, Fernanda do Carmo, Gabrielle Castro, João Victor Santiago e Vitor Castro, desenvolveram uma apresentação sobre os principais problemas e dificuldades vivenciados na adolescência e deram conselhos e dicas de como enfrentar as situações conflituosas apresentadas. Para encerrar o trabalho, eles realizaram uma dinâmica com toda a sala, na qual cada aluno deveria pegar um balão que tinha dentro o nome de um colega. Após estourar o balão, cada um deveria falar algo positivo para o colega e lhe dar um abraço.

Confira aqui a apresentação elaborada pelos estudantes.

Leia, abaixo, o depoimento de uma das integrantes do grupo sobre a sua experiência na participação do projeto “Viver Além”:

“A partir da leitura do livro "Viver Melhor", de Maria Tereza Maldonado, criamos o grupo "Viver Além". Escrevemos sobre os problemas que são mais comuns na vida dos adolescentes, como, por exemplo, brigas com os pais. Nisso, além de desabafarmos, mostramos para os outros que podemos ajudá-los com seus problemas.

Fizemos uma dinâmica com balões, na qual cada pessoa deveria escrever seu nome em um papel e depois colocá-lo em uma bexiga. Misturamos todos os balões e pedimos para cada colega pegar um, com o intuito de que cada aluno achasse seu próprio nome. O encontro do seu respectivo nome conotava a felicidade.

No entanto, ninguém conseguiu. Nesse momento pudemos perceber que a felicidade está escondida nas coisas mais simples da vida e que precisamos apenas de uma mão amiga para encontrá-la.”

Ana Laura Alcântara Chagas de Freitas – 9º Ano A

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

' skin='skin1'}}