Os alunos da 3ª Série do Colégio Carmo de Viçosa, Calebe Garcia, David Protil, Isabela Balbino, Vitor Ribon e João Vitor Mizubuti, orientados pelo professor de Física, Mathias Viana, estão participando do 1º Hackathon sobre Covid-19 nas atividades espaciais. O evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de desenvolver projetos sobre uma possível contaminação espacial de agentes biológicos.
A equipe denominada ATLANTIS escolheu ingressar no Desafio Maker, no qual os participantes deveriam propor uma solução para os problemas ocasionados pela Covid-19 nas atividades espaciais. O nome da equipe foi escolhido “devido ao último ônibus espacial, lançado no dia 11 de maio de 2009, em um serviço de manutenção ao telescópio espacial Hubble, na missão STS-125”, explica o professor Mathias.
A proposta da equipe carmelita é desenvolver um novo sistema de filtração adaptado com a biotecnologia oferecida pelo biosensor e pelo nanofilme, matéria-prima nativa e acessível. Ainda segundo o professor, o projeto foi desenvolvido em menos de 24 horas, incluindo texto, imagens, simulação computacional e um vídeo explicativo, cumprindo assim o desafio.
A equipe campeã será divulgada nesta quarta-feira, 13 de maio. Para mais informações acesse o site da AEB.
O Colégio Nossa Senhora do Carmo apoia e incentiva atividades que promovem a ciência, a tecnologia e a inovação, estimulando os alunos a participarem de eventos como este.
Parabéns aos alunos e ao professor pela bela iniciativa!