Educadores Carmelitas: perseverança na missão!

Um novo ano letivo começou e, na alegria do reencontro, no dia 1° de fevereiro, vivenciamos nas dependências de nosso Colégio o primeiro encontro dos educadores carmelitas. Foi um momento marcado pela esperança e pelo desejo de um tempo repleto de conquistas e realizações. Nesta ocasião de planejamento, somos sempre convidados a continuar perseverantes em nossa missão: formar mentes e corações para a vivência dos valores humano-cristãos, com liberdade e responsabilidade.

Nosso encontro foi marcado pelas boas-vindas e acolhida da nossa diretora Irmã Sônia Maria Estevam e, logo em seguida, por um momento de oração e reflexão com o educador Adriano Miguel. Nessa oportunidade, refletimos sobre a necessidade de ter clareza que muitos são os desafios, mas em nosso barco temos a companhia de Jesus Cristo, que nos conduz e nos leva a enfrentar até mesmo as tempestades mais difíceis.

Em seguida, aprendemos e refletimos, com o educador Geovane Macedo, sobre a importância do lema da Campanha da Fraternidade de 2022, que nos faz um verdadeiro e profundo apelo: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26). Com o tema “Fraternidade e Educação”, a campanha deste ano aponta para a grande urgência de promovermos diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, a partir do humanismo integral e solidário. Antes das reuniões de planejamento de cada um dos segmentos, ainda vivenciamos, com a condução de nossa vice-diretora e coordenadora do Ensino Médio, Elaine Fontes, uma bonita dinâmica em que expressamos os desejos para este ano de 2022, momento propício à elaboração de bons propósitos para toda a comunidade educativa.

Diante de tantas maravilhas, só podemos recordar a graça de viver a cada dia a espiritualidade do Carmelo: a alegria de levar Deus às pessoas em cada ação do nosso cotidiano; o acolhimento que expressa o amor que recebemos do próprio Jesus e de nossa Mãe querida, a Virgem do Carmo; a simplicidade de valorizar as coisas mais pequeninas e a contemplação, que nos aproxima cada vez mais da Divina Providência. Que Madre Maria das Neves continue intercedendo por cada um de nós, para que permaneçamos firmes na missão de multiplicar e levar adiante o carisma e a espiritualidade Carmelita!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *