Educação Carmelita: Unidade que Constrói a Paz!

No dia 1° de fevereiro, o Colégio Nossa Senhora do Carmo de Viçosa deu início a mais um ano letivo em todas as etapas de ensino. No dia 4, sábado, aconteceu o primeiro encontro de formação e abertura do ano, com a presença de todos os educadores carmelitas. Este momento foi marcado pela oração, reflexão e planejamento do ano corrente, junto à equipe de coordenação pedagógica. Assim, a missão das Irmãs Carmelitas da Divina Providência continua sendo cumprida e levada adiante.

As boas-vindas e a acolhida aos novos membros da Família Carmelita marcaram este encontro, presidido pela Irmã Sônia Maria Estevam. Na sequência, a leitura repetida de um trecho da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios despertou em todos os educadores uma profunda reflexão sobre a importância de buscar cada vez mais a unidade (cf. 1Cor 1,10), uma das metas escolhidas para o ano de 2022.

Em seguida, o educador Adriano Miguel proferiu a leitura da carta a Tibério Imperador, escrita por Fabricius P. Lentullus, Proconsul Romano na Judeia. Trata-se de um escrito muito antigo preservado pela tradição católica e que descreve características morais e físicas de Jesus. Ademais, a leitura da carta do Sr. Juquinha sobre Madre Maria das Neves ajudou a refletir mais profundamente sobre a missão do educador carmelita.

Na sequência, o educador Geovane Macedo levou a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Ele destacou o objetivo geral da campanha, que é “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”. Além disso, dados e conteúdos foram apresentados mostrando a urgência de abordar este tema ao longo deste ano, como nos propõe a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Por fim, a diretora administrativa, Marina Magalhães, junto às coordenadoras e a vice-diretora, Elaine Fontes, realizaram alguns comunicados e retomaram as metas propostas para o ano de 2023. Em seguida, houve um momento de partilha do lanche e convivência e, ao final, cada coordenadora pedagógica reuniu-se com os educadores dos respectivos segmentos.

É chegado o momento de recomeçar e continuar levando adiante a missão das Irmãs Carmelitas da Divina Providência: levar a paz e a alegria tão frequentes na vida e no testemunho de Madre Maria das Neves. Que a Virgem do Carmelo nos inspire e nos conduza neste caminho. Que sejamos iluminados pelo Espírito Santo, através do vigor que transforma e dá sentido à vida. Assim, continuaremos cumprindo a nossa missão: formar mentes e corações para a vivência dos valores humano cristãos, com liberdade e responsabilidade!

Geovane Macedo da Costa - Professor de Ensino Religioso e de Projeto de Vida

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *