A Física da Música

'}}

A aula de Física sobre Acústica, ministrada no princípio do mês de setembro pelo professor Mathias Viana, teve como objetivo explicar o efeito da variação das frequências das ondas por meio das notas musicais e as qualidades fisiológicas do som que estão relacionadas à sensação produzida no ouvido humano - altura, intensidade e timbre.

O professor levou sua guitarra e sua gaita e demonstrou, com outros alunos da turma, as escalas musicais e a diferença das cordas do violão e da guitarra. As cordas mais grossas produzem sons mais graves (baixos) e as cordas mais finas produzem sons mais agudos (altos). Além disso, o valor da frequência das notas musicais, mesmo sendo da mesma nota, pode ser modificado por uma frequência maior que produz sons agudos e comprimentos de ondas menores e por uma frequência menor que produz sons mais graves e maiores comprimentos de ondas.

Foi mostrado na prática como a Música e a Física podem estar relacionadas. Foi uma aula muito proveitosa, devido ao fato de mostrar aos alunos que a Física das Ondas está mais presente do que se imagina, tanto na música quanto na medicina e em outras áreas de tecnologias de ponta.

Bruno Ramos, Segunda Série A

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

' skin='skin1'}}