Educação Infantil

A Educação Infantil visa ao desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, a fim de promover sua formação cultural, social e espiritual, para dinamizar e enriquecer os valores fundamentais da sociedade por meio de uma práxis cristã.

Sabemos que é durante os primeiros anos de vida que são construídas as estruturas básicas do pensamento, que se iniciam os mecanismos de interação com o ambiente e com a sociedade e que se adquire a noção da própria identidade.

A nossa prática pedagógica baseia-se em uma aprendizagem significativa, construída a partir dos conhecimentos prévios da criança, sendo ela o sujeito de sua aprendizagem. Assim, a concepção em que nos apoiamos é o sociointeracionismo, no qual a ação pedagógica é dinamizada constantemente pelas relações estabelecidas no contexto.

A pedagogia de Projetos nos alicerça no processo de construção do conhecimento, à medida que nos permite transitar entre as diversas áreas do conhecimento de forma concreta e real, favorecendo a aquisição de experiências amplas e diversificadas que levam a criança a um desenvolvimento integral e harmonioso das suas competências e habilidades.

Ensino Fundamental I

O Colégio Nossa Senhora do Carmo tem por objetivo ajudar o educando a tornar-se capaz de construir a pessoa integral, sua história, em meio às pressões que tentam destruí-lo na sua vocação humana, para a comunhão com Deus e com os irmãos. Busca essa integração, considerando-o sujeito da educação, centro da Organização, razão de ser da Instituição. E, por meio de seu processo pedagógico, que visa desenvolver mais do que conhecimento teórico e sabedoria da vida, uma opção do SER sobre o TER e o FAZER:

  • prepará-lo bem para estudos futuros, em função do trabalho, através de uma formação intelectual aberta, mediante indagação, observação, pesquisa, reflexão;
  • colaborar com a família na formação do homem consciente, livre, criativo, responsável, comunitário, pela aquisição de hábitos sociais que contribuam para o enriquecimento pessoal e de seu grupo;
  • oportunizar o autoconhecimento e a orientação das próprias potencialidades, na aquisição de hábitos sociais que contribuam para o enriquecimento pessoal de seu grupo;
  • estabelecer a prioridade do diálogo com o educando, levando-o a uma tomada de consciência de suas atitudes e compromissos com o seu crescimento intelectual, afetivo e espiritual;
  • desenvolver o senso de urbanidade, cortesia, bons hábitos sociais entre colegas, professores e todos os funcionários; criar condições de bem-estar e de felicidade da comunidade escolar e local, na busca da realização do plano de Deus, na simplicidade, no acolhimento, na disponibilidade e na flexibilidade.

O trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental I proporciona ao educando o domínio dos instrumentos essenciais à aprendizagem para toda a vida – a leitura, a escrita, a expressão oral, o cálculo, a capacidade de solucionar problemas e de elaborar projetos de intervenção na realidade; o domínio dos conteúdos básicos de aprendizagem – conhecimentos conceituais dos vários campos do saber, capacidades cognitivas e sociais amplas e procedimentos gerais e específicos dos diversos campos do conhecimento, bem como valores e atitudes fundamentais à vida pessoal e à convivência social; a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das partes e dos valores em que se fundamenta a sociedade e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ensino Fundamental II

Temos, como meta, preparar nossos alunos para viver e conviver no mundo de hoje. Para isso, é preciso:

  • formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência;
  • ensinar nossos alunos a atuarem de forma ativa na vida social e cultural, a fim de respeitarem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática;
  • desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social.

Ensino Médio

Transformar nossos filhos/alunos em pessoas de bem, em cidadãos honestos, íntegros, saudáveis – física e intelectualmente – construtores dos alicerces do pensamento, da emoção e da convivência social que os sustentarão ao longo de toda a sua existência é o nosso objetivo, ao educar. Para isso, é fundamental que as regras e os limites sejam estabelecidos de forma clara e coerente, tanto pela família quanto pela Escola.