O Colégio Nossa Senhora do Carmo comemorou, neste ano, 102 anos de existência em Viçosa. Com a missão de formar mentes e corações para a vivência dos valores humano-cristãos, com liberdade e com responsabilidade, a Instituição alia tradição e inovação.

Para o ano letivo de 2020, o Carmo traz três novas propostas:

 

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL – Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental (8h às 13h)

 

Segundo o portal do Ministério da Educação – MEC, a educação integral tem o objetivo de promover o desenvolvimento do aluno como um todo, abrangendo aspectos físicos, intelectuais, sociais e psicológicos.

Esse modelo educacional oferece uma atenção especializada aos alunos, com um  tempo maior de permanência e convivência, em um ambiente seguro, agradável e acolhedor, possibilitando a vivência de maiores experiências e oportunidades de desenvolvimento. A partir de uma proposta sociointeracionista, desenvolve um projeto pedagógico que possibilita a autonomia, a criatividade, o aprimoramento de habilidades artísticas, a expressão corporal e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

O período integral, na escola, ainda garante comodidade tanto às crianças como aos pais, deixando-os tranquilos e conscientes de estarem oferecendo a melhor educação aos filhos.

 

PROJETO BILÍNGUE – Inglês – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

 

Os benefícios da aquisição de uma segunda língua são muitos e quanto mais cedo as crianças são expostas a ela, maiores são eles. O ensino bilíngue, a partir da Educação Infantil, proporciona maior facilidade no aprendizado da língua, o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de vantagens cognitivas, como maior concentração.

A implementação do Projeto Bilíngue visa proporcionar aos alunos as competências necessárias para usar ambas as línguas, Portuguesa e Inglesa, nas diversas situações sociais. O aluno aprende por meio das línguas e não apenas as línguas, sendo esse um importante diferencial.

 

ROBÓTICA EDUCACIONAL

 

A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular o aluno a investigar e a materializar os conceitos aprendidos. Dentre os principais benefícios, destacam-se: o incentivo ao trabalho em grupo, o raciocínio lógico, o estímulo à criatividade e o desenvolvimento de habilidades para solucionar situações adversas, tornando o aluno mais preparado para os novos desafios do mundo atual.

No Carmo, a robótica será trabalhada de maneira multidisciplinar, incentivando o aluno a aprender tecnologia com base nos três pilares da robótica: mecânica, elétrica e programação. Ele será capaz de usar conhecimentos adquiridos da robótica em outras disciplinas (Matemática, História, Física, Geografia etc). Isso faz com que o rendimento escolar aumente, assim como a capacidade de fixação dos conceitos aprendidos de maneira divertida e descontraída.

Nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Colégio realizará um encontro com os pais e/ou responsáveis para apresentar-lhes os detalhes das propostas para o próximo ano. Participe!